domingo, 2 de outubro de 2011

Amigos do peito

Assim como os homens, obcecados pela comissão de frente feminina, deveríamos fazer dos seios o centro de nossa atenção. Com um dossiê completo sobre essas poderosas armas de sedução (estejam dentro ou fora do sutiã), você vai deixar essa relação cada vez mais íntima




O bumbum avantajado até pode ser um dos atributos preferidos das brasileiras, mas o que motiva mais de 140 mil mulheres a encarar o bisturi a cada ano é a vontade de exibir decotes recheados — fazendo do implante de silicone a cirurgia plástica mais realizada no país. "Os seios representam a fem
inilidade da mulher e estão intimamente ligados à autoestima", afirma a psico-oncologista Luciana Holtz de Camargo Barros, presidente do Instituto Oncoguia. O cuidado dispensado à comissão de frente está mais ligado à estética do que a questões relacionadas à saúde. "A maior parte das mulheres não conhece suas mamas de verdade, ou seja, não costuma apalpá-las ou observá-las no espelho, nem se preocupa em ir ao médico para ser examinada." Esse é um fato preocupante, porque o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres: segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), surgem a cada ano 50 mil novos casos. Melhorar o tato e a maneira como você enxerga seus seios vai ajudá-la a deixá-los mais atraentes e saudáveis.

O que fazer para ter seios mais...
...bonitos

Mantenha-os bem cuidados

Evite o aparecimento das estrias apostando em produtos ricos em agentes hidratantes e combata a gravidade com fórmulas firmadoras, como as seguintes opções: o Fluido Firmador para os Seios Amêndoa, L’Occitane (R$ 138, tel. 0800 171272), combina a proteína da amêndoa (tem poder hidratante) e o silício (promove a síntese de fibras de sustentação); a Loção Corporal Firmadora Targeted- Action TimeWise, Mary Kay (R$ 95, tel. 4003 4620), com glicerina e vitamina E, que mantêm a umidade na pele, e uma combinação de extratos botânicos que tonificam e firmam as mamas.

Fortaleça a musculatura

Como os seios não possuem músculos, não há exercício que os faça apontar para a Lua. Mas é possível, sim, ver resultados se você fortalecer e definir os músculos ao redor, conhecidos como peitorais. Faça os seguintes exercícios diariamente, recomendados pelo personal trainer americano Jonathan Ross. Complete duas séries de oito repetições:

Deslizamento de costas para a parede 
Mantenha calcanhares, bumbum, omoplatas e cabeça pressionados contra a parede. Levante os braços até a altura dos ombros e flexione os cotovelos até formarem um ângulo de 90º (dedos apontando para o teto). Deslize seus braços para cima vagarosamente e volte para a posição inicial.

Deslizamento de frente para a parede
Com os pés a uma distância de 15 cm da parede e afastados na largura dos quadris, pressione os antebraços na parede, na altura dos ombros, de modo que os dedos apontem para o teto. Deslize a palma das mãos para cima até os braços estarem estendidos, então afaste-os da parede alinhando cotovelos e orelhas e, em seguida, tente unir as omoplatas. Volte as mãos à frente e deslize-as até a posição inicial.


Postura da ave
Comece na posição de quatro apoios, com as mãos e os joelhos afastados na largura dos quadris. Estenda seu braço direito em frente ao corpo e a perna esquerda para trás, mantendo ombros e quadris paralelos ao chão. Faça uma pausa e volte à posição inicial. Repita o mesmo com os outros membros.

...saudáveis
Não há fórmula 100% eficaz de prevenir o câncer de mama. "Por ser uma doença ligada a diversos fatores desencadeantes, é necessário adotar hábitos saudáveis que minimizam as chances de seu aparecimento, como evitar o fumo, o álcool e a ingestão de carne vermelha, investir em exercícios físicos e visitar o ginecologista anualmente",

recomenda o mastologista Henrique Alberto Pasqualette, diretor do Centro de Estudos e Pesquisas da Mulher (Cepem), no Rio de Janeiro.

Reduza seu risco

Siga uma dieta rica em frutas e vegetais e evite oscilações de peso. Um estudo da Universidade de Washington, nos EUA, descobriu que o aparecimento da doença foi mais tardio naquelas que se exercitavam e mantiveram o peso durante a adolescência.

Conheça a si mesma

Faça mensalmente o autoexame após a menstruação. A principal função do procedimento não é detectar o câncer, mas descobrir o que é normal para a sua mama.


Deitada:
 de costas, com o travesseiro embaixo do ombro direito, levante o braço e examine a mama direita com a ponta dos três dedos do meio da mão esquerda. Pressione de forma leve, média e forte, em movimentos para cima e para baixo. Toque também a região próxima ao ombro, pescoço e axila. Repita na mama esquerda.

Em pé: em frente ao espelho, procure por alterações na mama ao colocar os braços junto ao corpo, sobre a cabeça, mãos pressionando os quadris (fazendo força com o músculo peitoral) e com o tronco inclinado para a frente.


Detecte anomalias


"Não há um exame melhor ou pior do que o outro quando se deseja descobrir uma lesão. Eles atuam de forma conjunta e se completam", afirma Carlos Ferreira, coordenador do Femme Laboratório da Mulher e responsável pelo setor de Imagenologia Mamária da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Em um diagnóstico precoce, quando o tumor é menor do que 1 cm, as chances de cura são de 90%. Os exames mais recomendáveis são:


Mamografia: detecta o câncer de mama antes de o tumor ser palpável. Todas as mulheres devem fazê-la a partir dos 40 anos, exceto as com histórico familiar (devem se submeter ao exame antes dessa idade).

Ultrassonografia: não rastreia o câncer, mas auxilia no estudo de nódulos e cistos duvidosos detectados pela avaliação clínica (palpação ou mamografia). É mais branda do que a mamografia, pois não utiliza radiação.


Ressonância magnética: complementa o estudo das mamas de mulheres com alto risco para o câncer.

Tomossíntese: tomografia indicada, sobretudo, às mamas jovens (mais densas). Fornece imagens 3D (diferentemente da mamografia) de cortes de 1 mm do tecido mamário, mostrando a localização exata das lesões.


mesnhealth/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário