sábado, 24 de setembro de 2011

Cuidado com o Coração...

CORAÇÃO FRÁGIL



A notícia a seguir só incentiva o homem a praticar ainda mais o que – teoricamente – é a melhor coisa da vida: sexo. Pesquisadores cruzaram dados da literatura científica para se debruçar sobre um assunto polêmico: como as atividades físicas e sexuais episódicas (ou seja, pouco frequentes) podem servir de gatilho para eventos cardíacos. A conclusão é triste. Estas atividades raras aumentam o risco de infarto (o sexo esporádico aumenta 2,7 vezes) e o de morte
É a velha história: o jogador de futebol de fim de semana corre mais risco de infartar do que o amigo que vai ao jogo só para assistir e tomar cerveja. Entre as pessoas mais ativas, no entanto, o risco é 45% (ataque) e 30% (morte) menor para cada hora dedicada a suar a camisa por semana. O trabalho foi publicado na edição de março do JAMA, periódico da Associação Médica dos EUA.
Atenção para os dados: eventos cardíacos agudos são a principal causa de doença e morte nos Estados Unidos, com mais de um milhão de casos de infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e 300 mil paradas cardíacas por ano. Se exercícios regulares ajudam a proteger o coração, as práticas sexuais eventuais podem ter efeito contrário. Os autores do estudo são bem pontuais: episódios agudos, como o sexo ou o estresse, podem desencadear eventos cardíacos. O risco chega a ser 3,5 vezes maior.

Agora, só nos resta seguir a velha e boa sugestão da Organização Mundial da Saúde: atividades físicas regulares, de três a cinco vezes por semana. Tá com preguiça de ir à academia? Então, bóra pra cama mexer o esqueleto!! rs.

Sexpedia/Março /2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário